Você tem feito suas auditorias contábeis de forma correta?

Manter a sua empresa exige o cumprimento de uma série de obrigações legais. Qualquer irregularidade em documentos fiscais ou em práticas adotadas podem causar sérios problemas que resultam em multas excessivas e até mesmo à descontinuidade da empresa. O controle das operações é responsabilidade do empresário e o acompanhamento pela auditoria contábil ajuda a fundamentar e apoiar esse processo.

Além de prever possíveis complicações, a atuação da auditoria permite que o gestor conheça profundamente a real situação do seu negócio. Dessa forma, é possível administrar sua empresa com mais segurança.

 

O que é uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é uma atividade que avalia a situação da empresa, tanto relacionada a transações, procedimentos, revisões de controle interno e das demonstrações financeiras, bem como dos documentos contábeis, avaliando se existem falhas nos registros a fim de evitar situações que facilitem fraudes. Além disso, traz segurança para a gestão financeira da corporação, pois apresenta a realidade aos seus gestores, permitindo que se antecipem a possíveis problemas. As demonstrações auditadas são:

 

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração de Resultado de Exercício (DRE)
  • Demonstração dos fluxos de caixa
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados
  • Notas explicativas

 

Qual o objetivo principal?

Com a análise dos documentos contábeis e inspeções internas e externas, é feito o comparativo dos resultados com a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa. A partir disso, diferentes áreas da companhia podem ter um norte para traçar novas estratégias.

 

Quando realizar uma auditoria?

Embora a auditoria contábil seja um procedimento que traz benefícios à empresa, cabe ao empreendedor avaliar quando contratar uma consultoria especializada para realizar o processo. É importante ter em mente que a ação oferece pleno controle das operações e contribui para que a empresa se antecipe a problemas. Por isso, o melhor a se fazer é realizar a auditoria com certa regularidade.

O Escritório Contábil Prado pode indicar a periodicidade ideal para seu negócio, já que o porte e a área de atuação da empresa são essenciais para se definir a quantidade de auditorias ideal.

O que analisar?

Ao contratar um processo de auditoria em uma empresa é preciso ter em mente que a realização é determinada pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). O processo temseis etapas de análise:

 

  • Pesquisa ambiental
  • Controle interno
  • Planejamento e auditoria
  • Teste de controle
  • Teste substantivo
  • Parecer do auditor

 

(Fonte: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/)

 

Na primeira etapa, são recolhidas as informações e os documentos sobre a empresa. É realizado o controle interno, em que as informações contábeis da empresa serão documentadas. Depois, essas informações serão transformadas em estratégias que revelem maior transparência a esses números.

O teste de controle é aplicado em seguida, cujo principal objetivo é conferir se as formas regulamentadoras estão sendo cumpridas, enquanto o teste substantivo avalia se os valores e as informações são reais ou se há fraudes.

Após o cumprimento de todas essas fases é redigido um relatório com o parecer do auditor, respeitando as normas de contabilidade. Além do resultado da análise, também deve constar a sugestão de medidas a ser adotadas para os possíveis problemas revelados na auditoria.

 

O Escritório Contábil Prado é a melhor opção quando se trata de oferecer serviços contábeis a empresas de forma transparente e eficaz. Entre em contato conosco para terceirizar a contabilidade da sua companhia.

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