Tecnologia aliada de sua empresa

A nota fiscal é um documento de extrema importância dentro de qualquer empresa e, com o avanço da tecnologia e a chegada das notas fiscais eletrônicas, sua emissão fica cada vez mais fácil.

 

Mas, para fazer o processo de emissão corretamente, é essencial saber quais são os tipos de nota fiscal eletrônica e quais as suas finalidades. Confira:

 

  1. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Basicamente, é a versão digitalizada de uma nota fiscal impressa, o documento obrigatório no Brasil relativo à compra e venda de produtos. Seu uso pode trazer diversas vantagens, como a economia de recursos, diminuição de burocracia ao emitir documentos fiscais e agilidade para consultar dados de venda.

 

  1. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Faturas de transporte são uma exigência recente para muitas empresas, que devem emiti-la ao prestar serviços de transporte realizados por qualquer meio (terrestre, aéreo, marítimo, fluvial e ferroviário). O emissor de um CT-e será sempre um provedor que realiza serviços de transporte para um cliente que precisa de um serviço de movimentação de mercadorias. Como resultado, é possível eliminar dados controversos entre as notas e os produtos transportados.

 

  1. Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

É o documento estabelecido como obrigatório para documentar as operações relacionadas à prestação de serviços entre parceiros comerciais. Seu uso possibilita a redução de custos para ambas as partes, gerando controle a respeito da arrecadação do ISS.

 

  1. Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

É o documento fiscal eletrônico usado nas operações do comércio e varejo, substituindo o cupom fiscal e a nota fiscal tradicional, entregues ao cliente quando o mesmo adquire produtos nas lojas, permitindo ao consumidor comprovar a validade e autenticidade do documento. Esse tipo de nota garante um controle fiscal mais efetivo por parte do governo. Por conseguinte, também melhora o controle fiscal das administrações tributárias.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *