Gestão Financeira – O que é e como fazer

Se você está dando os primeiros passos como empresário e quer entender como usar a gestão financeira para levar seu negócio a outro nível, não deixe de ler esse artigo!

Através de registros e de um bom acompanhamento é possível obter informações que irão auxiliar você nas escolhas para sua empresa.

A gestão financeira consiste em avaliações, análises, decisões e as estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração dos recursos financeiros.

Em resumo, ela engloba todas as atividades financeiras de uma maneira estratégica para o impulsionamento da sua empresa.

Qual a importância da Gestão Financeira?

A gestão financeira é extremamente importante para as empresas independentemente de ser uma pequena, média ou grande empresa.

Uma gestão financeira feita de forma correta e eficiente acrescenta muito as possibilidades do seu negócio se firmar no mercado.

Ela permite fazer uma correta administração de recursos financeiros, viabilizando o fortalecimento da organização da empresa, ela proporciona o crescimento estável da sua empresa e o mais importante, a possibilidade de novos investimentos.

Além de todos esses benefícios ela também reduz os gastos desnecessários, permitindo uma destinação dos recursos de forma eficaz. Quanto mais eficiente for a gestão, maiores serão os resultados que sua empresa alcançará.

Contabilidade X Gestão Financeira

Muitas pessoas confundem contabilidade com gestão financeira, na verdade elas possuem atuações distintas, a contabilidade é responsável pelo registro de movimentações dentro da empresa, por exemplo, fazer os cálculos dos tributos devido pelo negócio.

A gestão, por sua vez, tem uma abordagem mais ampla e estratégica, ela usa ferramentas para verificar o desempenho do negócio.

Simplificando, a contabilidade registra essas movimentações e a gestão faz uma análise aprofundada sobre as movimentações e os resultados que ela traz, tornando os objetivos traçados pela empresa alcançáveis.

Funciona como uma vantagem competitiva

Enquanto muitas empresas fecham as portas por não terem feito essa gestão, caindo em prejuízos, sem dinheiro para investir e precisando pedir empréstimos aos bancos para, por exemplo, pagar funcionários, não tendo controle do que entra e o que sai, não conhecendo a saúde financeira da própria empresa.

Já com a gestão financeira você irá tomar decisões mais assertivas e com maior conhecimento das condições da empresa, o negócio ganha a chance de melhorar continuamente e se destacar no mercado.

Como essa gestão deve funcionar

Até aqui nós descrevemos o que é e quais são seus benefícios. E agora vem a grande pergunta:

Quais são os passos que preciso dar para fazer uma boa gestão dos recursos da minha empresa?

Cada empresa tem seus próprios métodos e processos, por isso, o que pode funcionar para uma pode não funcionar na outra.

Mas fique tranquilo, existem práticas em todas, que se bem executadas dão bons resultados, vamos citar alguns na lista abaixo:

  • mapeamento de custos;
  • planejamento financeiro;
  • administração do fluxo de caixa;
  • controles periódicos;
  • automação de processos.

Ações importantes da gestão financeira

Agora que você ficou mais interessado no assunto, vamos falar sobre algumas ações para que você consiga começar a fazer:

  • Projeções realistas de receitas;
  • Projeções de custos;
  • Equilíbrio no índice de capital imobilizado;
  • Cumprimentos de prazos;
  • Planejamento de financiamentos; e
  • Administração de outros setores com software ERP.

Esse é só o começo, mas terceirizar esse setor é muito recomendável, já que, os custos de manter um setor financeiro e ter um software ERP são muito caros. Nós do Escritório Prado podemos ajudar você nessa nova caminhada rumo ao sucesso!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *